Navegadores de internet

Posted on by on October 24th, 2012 | 0 Comments »

O navegador é um programa, que tem como função principal, propiciar a navegação na internet do usúario de computador. Atualmente dezenas de navegadores estão disponíveis para uso. Três deles são os mais usados, chegam a quase 95% do uso total pelo planeta: Internet Explorer, Mozilla Firefox e Google Chrome.

Nós resolvemos usar cada um destes três, e mais o RockMelt, por 1 semana para poder comparar seus resultados e chegar a uma conclusão de qual é o melhor para você. Veja a conclusão sobre cada um deles a seguir.

4º. Internet Explorer

O mais conhecido de todos os navegadores está em sua versão 9 com muitas melhorias. Mas continua ruim comparado aos outros. É lento, vulnerável e ainda tem alguns “bugs”. Por outro lado, roda quase tudo a aplicação e complemento existente na web.está mais rápido e com visual mais limpo, mas ainda usa muita memória para fazer o básico.

Outro grande problema é que ele precisa de configurações mais aprofundadas para ajudar na navegação e a não acumular arquivos temporários, por exemplo.

3º. Mozila Firefox

Já amplamente conhecido por quem navega na web, o Firefox andou decaindo nos últimos anos, principalmente com a chegada do Chrome. Ele ainda é muito rápido, e usa pouca memória, mas apresentou vários travamentos no carregamento de páginas em nosso teste. Isso já vem destes umas duas ou três versões anteriores. Continua na atual. O visual é simples e a navegação é fácil.

2º. RockMelt

Ela é relativamente novo, comparado aos outros, mas merece ser comparado a eles. O Grande diferencial do RockMelt é poder ficar “logado” nas redes sociais, sem precisar abrir uma nova janela ou aba para isso. Com o uso dos “EDGES” sua conta do facebook, twitter, e o que mais interessar seguir (feeds, gmail, etc) ficam nas laterais do navegador, e é possível ver quem está on line ou qualquer outra solicitação dentro do facebook, por exemplo, sem precisar acessar a rede social.

Esta mordomia tem seu preço: o RockMelt, dos quatro navegadores testados, foi o que mais usou a memória física do PC. Mas vale lembrar que se for abrir várias abas nos outros navegadores a diferença não fica tão grande.

1º. Google Chrome

Já há algum tempo o Chrome vem tomando o lugar dos demais navegadores, que são muito mai s tradicionais, pela sua simplicidade e velocidade. Isso é notável quando vemos que os outros navegadores estão cada vez mais parecidos com o Chrome.

O visual simples proporciona navegação fácil. A segurança está entre as melhores e praticamente não trava no uso diário (durante nosso teste foi o único que não apresentou nenhum travamento durante uma semana de uso intenso). Junto com o Firefox foi o que carregou as páginas mais rápido, porém usou menos memória para isso.

O Chrome foi também o que menos utilizou memória física do PC para o uso diário. Ele é a nossa recomendação quando se trata de navegadores de internet.

« Como testar a velocidade da minha conexão de internet?
O poderoso Google Apps »